Our Team












Szkoła Podstawowa
Stockwell Primary School
Scoala Gimnaziala Rachita
EBI Francisco Ferreirs Drummond
Istituto Comprensivo Don Roberto Angeli
Sammalselän koulu
Mobilities
TPM - Romania - January 2019
LTTA 1 - Finland - March 2019
T&T - Teaching and Tecnology for European Students

Programa Erasmus +
"If we teach today's students as we taught yesterday's, we rob them tomorrow." Jonh Dewey
Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond
In"FORMA"-te!




Programa ERASMUS+
O Programa ERASMUS+ é o novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto.
Este projeto entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2014 e destina-se a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, formação profissional, educação escolar e de adultos, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador.
Desde 2015, a nossa Escola investiu neste programa como reforço da dimensão europeia da educação no seu projeto educativo.

Notícias
Ano 2022/2023
Ação-Chave 1
A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual para fins de aprendizagem. Destina-se a todos os professores e técnicos em trabalho efectivo nas escolas.
Após 2 projectos KA1 bem sucedidos, a EBIFFD é agora uma Escola acreditada Erasmus até 2027, o que nos permite ter acesso facilitado a fundos para formação no âmbito de projectos KA1.
Esta formação de dimensão europeia é para todos, professores e alunos, e é gerida anualmente, mediante os objectivos do Plano Erasmus da Escola e as verbas concedidas.
Consulte o folheto de divulgação e as perguntas frequentes para obter mais esclarecimentos.
Ação Chave 2
A Ação Chave 2 assenta na cooperação para a inovação e boas práticas. O pressuposto é o de que escolas e outras organizações podem trabalhar em conjunto para melhorar a sua oferta educativa e construir e partilhar práticas educativas inovadoras.
As escolas europeias, e outras organizações com interesses comuns, devem construir parcerias estratégicas visando a troca de experiências educativas, a construção e partilha de projetos inovadores, a mobilidade de professores e de alunos, ao serviço do aumento da qualidade e da dimensão europeia da educação.
A nossa Escola está envolvida, desde 2015, em várias parcerias europeias, no seguimento dos objetivos comuns do Programa ERASMUS+.
A EBIFFD tem vindo a desenvolver os vários projetos KA229. Toda a unidade orgânica tem estado envolvida, incluindo os mais pequenos - Ensino Pré-Escolar.
Happy Children visita Lucena, Espanha para a realização da 3.ª mobilidade do projeto, na semana de 26 a 30 de Setembro.
Documentação de Apoio
Ligações úteis
ECOMATES visita Longueil, França para a realização da 3.ª mobilidade do projeto, na semana de 3 a 7 de Outubro.
Where is Beauty (WIB) visita Targoisthe, Bulgária na semana de 26 a 30 de setembro.
Our Culture Our Treasure (OCOT) visita Ferrol, Espanha para a realização da 3.ª mobilidade do projeto, na semana de 3 a 7 de Outubro.
SHOW visita Laugarvaten, Islândia para a realização da 4.ª mobilidade do projeto, na semana de 3 a 7 de Outubro.
SEED visita Atenas, Grécia para a realização da 4.ª mobilidade do projeto, na semana de 10 a 14 de Outubro.
Water visitará Xanthi, Grécia para a realização da 4.ª mobilidade do projeto, na semana de 24 a 27 de outubro.
Happy Children visitou Liubliana, Eslovénia, para a realização da 3.ª mobilidade do projeto, na semana de 21 a 25 de Novembro.
Testemunhos dos Alunos e Professores
"
O Programa Erasmus+ tem sido, na nossa Escola, a garantia de uma dimensão europeia nas nossas práticas quotidianas. Seja no que respeita a projectos de aprendizagem, seja no que respeita a formação profissional, os projectos Erasmus+ asseguram um referente para a inovação e para a melhoria das nossas práticas.
O Erasmus + tem proporcionado aos alunos e docentes da FFD oportunidades de cooperação e aprendizagem, partilha de experiências inovadoras e o confronto com diferentes realidades pedagógicas, sociais e culturais.
Os projetos promovem a criação e o desenvolvimento de redes europeias de intercâmbio de conhecimentos e permitem melhorar as capacidades e competências dos alunos, tornando-os cidadãos ativos e críticos.
"
"
"
A minha experiência com o Erasmus foi incrível, mesmo que não tenha saído daqui por causa do vírus.
O Erasmus é muito mais do que ir viajar para outro país, mas sim um projeto que conhecemos, numa semana, novas pessoas (alunos e professores), culturas, novas amizades, novas plataformas e até mesmo novas capacidades.
Quando recebi duas raparigas de diferentes países fiquei “e… agora?”, mas depois percebi que foi a melhor coisa de sempre. A possibilidade de poder partilhar a nossa ilha com elas e com os restantes colegas. Até hoje, ainda falo com a minha espanhola e espero um dia poder voltar a vê-los, pois tornaram-se uma família para mim.
Leandra Toste
"
- Raquel Melo, Presidente do Conselho Executivo
Luis Maciel, Coordenador de Projetos ERASMUS + , da EBIFFD
"
"
-Ilídia Bettencourt, Coordenadora do PROSUCESSO
Se para qualquer escola os projetos Erasmus+ se revestem de oportunidades de crescimento para toda a comunidade educativa, numa escola como a EBIFFD, com características intrínsecas à insularidade, e, dentro desta, à ruralidade, estes assumem um relevo especial. Para a nossa Escola, os projetos Erasmus+ significaram o início de uma escola ligada à Europa, o estabelecimento de pontes entre alunos e professores de vários países, veículos de conhecimento e partilha de experiências.
Em suma, se a EBIFFD é, neste momento, uma escola aberta a novas experiências, que abraça a mudança e se questiona todos os dias sobre as suas práticas educativas, deve-o, em grande parte, aos projetos Erasmus+ e às mudanças estes que foram, paulatinamente, operando nos alunos, professores e lideranças.
"
"
A minha experiência com os Erasmus foi do outro mundo! Felizmente, consegui fazer parte de uma das viagens, à Alemanha, uma das lembranças que de certeza ficará sempre comigo!
O intuito do programa Erasmus é proporcionar novas experiências, novos ares, dar a conhecer novos países, novas culturas, novos ambientes, fazer novas amizades, aprender novas línguas e, claro, ter os melhores momentos possíveis.
Quando fui à Alemanha, no avião, só pensava "O que é que estou a fazer da minha vida?", mas, afinal, o que aconteceu foi que tive os melhores momentos que podia ter tido, conheci pessoas de outros países, novos costumes, novas colegas, novos amigos para a vida toda, e, a melhor coisa, foi que a viagem calhou mesmo no Natal. Foi incrível, pois os alemães decoram mesmo tudo no Natal, as ruas, as casas, a escola, havia concertos... foi simplesmente mágico! Adorei a minha "host", demo-nos muito bem e ela é, realmente, uma amiga que nunca esquecerei!
Quando eles vieram à nossa ilha, adorei rever os meus colegas da Alemanha, conhecer outras pessoas de outros países e mostrar-lhes a nossa ilha. Foi um prazer! Até eu fiquei a saber mais sobre a mesma! E amei que a minha "host" tivesse ficado comigo, na minha casa, pois pude retribuir tudo o que ela fez por mim! Espero algum dia poder rever os amigos que fiz durante essas aventuras e, se calhar, participar de outros projetos como os Erasmus+!
Este foi um projeto que ficará para a história!
Beatriz Mendonça - 9°B