IMG_20191210_094733
IMG_20191210_094733

press to zoom
2
2

press to zoom

press to zoom
IMG_20191210_094733
IMG_20191210_094733

press to zoom
1/23
Programa ERASMUS+

O Programa ERASMUS+ é o novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto.


Este projeto entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2014 e destina-se a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, formação profissional, educação escolar e de adultos, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador.

Desde 2015, a nossa Escola investiu neste programa como reforço da dimensão europeia da educação no seu projeto educativo.

logo erasmus +.PNG
Notícias
Ano 2022/2023
Ação-Chave 1
erasmus ka1.png

A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual para fins de aprendizagem. Destina-se a todos os professores e técnicos em trabalho efectivo nas escolas.

Após 2 projectos KA1 bem sucedidos, a EBIFFD é agora uma Escola acreditada Erasmus até 2027, o que nos permite ter acesso facilitado a fundos para formação no âmbito de projectos KA1.

Esta formação de dimensão europeia é para todos, professores e alunos, e é gerida anualmente, mediante os objectivos do Plano Erasmus da Escola e as verbas concedidas.
Consulte o folheto de divulgação e as perguntas frequentes para obter mais esclarecimentos.

Ação Chave 2
erasmus ka2.png

A Ação Chave 2 assenta na cooperação para a inovação e boas práticas. O pressuposto é o de que escolas e outras organizações podem trabalhar em conjunto para melhorar a sua oferta educativa e construir e partilhar práticas educativas inovadoras.

As escolas europeias, e outras organizações com interesses comuns, devem construir parcerias estratégicas visando a troca de experiências educativas, a construção e partilha de projetos inovadores, a mobilidade de professores e de alunos, ao serviço do aumento da qualidade e da dimensão europeia da educação.

A nossa Escola está envolvida, desde 2015, em várias parcerias europeias, no seguimento dos objetivos comuns do Programa ERASMUS+.

A EBIFFD tem vindo a desenvolver os vários projetos KA229. Toda a unidade orgânica tem estado envolvida, incluindo os mais pequenos - Ensino Pré-Escolar.

Happy Children visita Lucena, Espanha para a realização da 3.ª mobilidade do projeto, na semana de 26 a 30 de Setembro.

Documentação de Apoio
Ligações úteis

Agência Nacional

Erasmus +

Euneos

Portal

Erasmus +

Portal

E-Twinning

Portal

ECOMATES visita Longueil, França para a realização da 3.ª mobilidade do projeto, na semana de 3 a 7 de Outubro.

Where is Beauty (WIB) visita Targoisthe, Bulgária na semana de 26  a 30 de setembro.

Our Culture Our Treasure (OCOT) visita  Ferrol, Espanha para a realização da 3.ª mobilidade do projeto, na semana de 3 a 7 de Outubro.

SHOW visita  Laugarvaten, Islândia para a realização da 4.ª mobilidade do projeto, na semana de 3 a 7 de Outubro.

SEED visita  Atenas, Grécia para a realização da 4.ª mobilidade do projeto, na semana de 10 a 14 de Outubro.

Water  visitará  Xanthi, Grécia para a realização da 4.ª mobilidade do projeto, na semana de 24 a 27 de outubro.

Happy Children visitou Liubliana, Eslovénia, para a realização da 3.ª mobilidade do projeto, na semana de 21 a 25 de Novembro.

Testemunhos dos Alunos e Professores

"

          O Programa Erasmus+ tem sido, na nossa Escola, a garantia de uma dimensão europeia nas nossas práticas quotidianas. Seja no que respeita a projectos de aprendizagem, seja no que respeita a formação profissional, os projectos Erasmus+  asseguram um referente para a inovação e para a melhoria das nossas práticas.

"

Luis Maciel, Coordenador de Projetos ERASMUS + , da EBIFFD

      O Erasmus + tem proporcionado aos alunos e docentes da FFD oportunidades de cooperação e aprendizagem, partilha de experiências inovadoras e o confronto com diferentes realidades pedagógicas, sociais e culturais.

Os projetos promovem a criação e o desenvolvimento de redes europeias de intercâmbio de conhecimentos e permitem melhorar as capacidades e competências dos alunos, tornando-os cidadãos ativos e críticos.

"

"

- Raquel Melo, Presidente do Conselho Executivo

"

A minha experiência com o Erasmus foi incrível, mesmo que não tenha saído daqui por causa do vírus.

O Erasmus é muito mais do que ir viajar para outro país, mas sim um projeto que conhecemos, numa semana, novas pessoas (alunos e professores), culturas, novas amizades, novas plataformas e até mesmo novas capacidades.

Quando recebi duas raparigas de diferentes países fiquei “e… agora?”, mas depois percebi que foi a melhor coisa de sempre. A possibilidade de poder partilhar a nossa ilha com elas e com os restantes colegas. Até hoje, ainda falo com a minha espanhola e espero um dia poder voltar a vê-los, pois tornaram-se uma família para mim.

Leandra Toste

"

"

-Ilídia Bettencourt, Coordenadora do PROSUCESSO

Se para qualquer escola os projetos Erasmus+ se revestem de oportunidades de crescimento para toda a comunidade educativa, numa escola como a EBIFFD, com características intrínsecas à insularidade, e, dentro desta, à ruralidade, estes assumem um relevo especial. Para a nossa Escola, os projetos Erasmus+ significaram o início de uma escola ligada à Europa, o estabelecimento de pontes entre alunos e professores de vários países, veículos de conhecimento e partilha de experiências.

Em suma, se a EBIFFD é, neste momento, uma escola aberta a novas experiências, que abraça a mudança e se questiona todos os dias sobre as suas práticas educativas, deve-o, em grande parte, aos projetos Erasmus+ e às mudanças estes que foram, paulatinamente, operando nos alunos, professores e lideranças.

"

"

A minha experiência com os Erasmus foi do outro mundo! Felizmente, consegui fazer parte de uma das viagens, à Alemanha, uma das lembranças que de certeza ficará sempre comigo!

 

   O intuito do programa Erasmus é proporcionar novas experiências, novos ares, dar a conhecer novos países, novas culturas, novos ambientes, fazer novas amizades, aprender novas línguas e, claro, ter os melhores momentos possíveis.

 

   Quando fui à Alemanha, no avião, só pensava "O que é que estou a fazer da minha vida?", mas, afinal, o que aconteceu foi que tive os melhores momentos que podia ter tido, conheci pessoas de outros países, novos costumes, novas colegas, novos amigos para a vida toda, e, a melhor coisa, foi que a viagem calhou mesmo no Natal. Foi incrível, pois os alemães decoram mesmo tudo no Natal, as ruas, as casas, a escola, havia concertos... foi simplesmente mágico! Adorei a minha "host", demo-nos muito bem e ela é, realmente, uma amiga que nunca esquecerei! 

 

  Quando eles vieram à nossa ilha, adorei rever os meus colegas da Alemanha, conhecer outras pessoas de outros países e mostrar-lhes a nossa ilha. Foi um prazer! Até eu fiquei a saber mais sobre a mesma! E amei que a minha "host" tivesse ficado comigo, na minha casa, pois pude retribuir tudo o que ela fez por mim! Espero algum dia poder rever os amigos que fiz durante essas aventuras e, se calhar, participar de outros projetos como os Erasmus+! 

 

Este foi um projeto que ficará para a história! 

 

Beatriz Mendonça - 9°B

 

"