top of page

PAIDEIA

O Projeto PAIDEIA foi a primeira tentativa sistemática de mobilizar fundos e estratégias Erasmus+ para enraizar a inovação na nossa Escola.

Propunha-se desenvolver competências organizacionais e pedagógicas, articuladas pela liderança e por práticas de auto-avaliação na Escola, e, das 29 mobilidades financiadas, executou 32 (taxa de execução de 110%).

O plano de desenvolvimento europeu que implementou na Escola garantiu um conjunto de alterações ao quotidiano escolar e às estratégias de aprendizagem, consolidando a rede de parcerias europeias na qual se enquadra hoje a Escola.

Pela primeira vez, foi possível dar sentido às nossa práticas inovadoras pela sua inscrição em contextos europeus de legitimação e perceber a situação da nossa Escola num contexto europeu.

O Projecto PAIDEIA foi galardoado pela Agência Nacional Erasmus+ em Novembro de 2019 como referência nacional de Boas Práticas.

Ação Chave 1

A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual para fins de aprendizagem. Destina-se a todos os professores e técnicos em trabalho efectivo nas escolas.

A EBIFFD candidatou e viu aprovado o Projecto PAIDEIA, para desenvolvimento das competências dos seus professores, o qual financia, para os anos de 2016/2017 e 2017/2018, 29 mobilidades para professores e técnicos.
Qualquer professor da Escola pode candidatar-se.
Consulte o folheto de divulgação e as perguntas frequentes para obter mais esclarecimentos.

 Organigrama

 

A Escola teve de construir um projeto de desenvolvimento europeu para a sua candidatura à Ação Chave 1, assumindo compromissos de desenvolvimento e de melhoria para os próximos dois anos.
Assim, as mobilidades financiadas destinam-se a executar o plano de desenvolvimento europeu elaborado e contratualizado com a Agência Nacional Erasmus+.

paideia-organigrama.png

 Folheto Divulgação

Este folheto foi fornecido a todos os professores da Escola, divulgando os princípios básicos do projeto.

folheto PAIDEIA IMAGE.jpg
FOLHETO PAIDEIANIMAGE 2.jpg
Perguntas Frequentes

Com o objetivo de responder às questões mais comuns e esclarecer todos os colegas da Escola sobre o Projeto PAIDEIA, foi elaborado este documento e disponibilizado a todos os Departamentos Curriculares da Escola.

Erasmus + Perguntas Frequentes.jpg
Candidaturas

Todos os professores da Escola são elegíveis para as mobilidades financiadas.

Para tal, devem constituir uma equipa de inovação, nos termos aqui descritos, e apresentar a sua candidatura, no link abaixo.

As candidaturas serão apreciadas e avaliadas pela Comissão ERASMUS+ da Escola, de acordo com os critérios já apreciados em Conselho Pedagógico.

Candidaturas

+

Mobilidades

 

O Projeto Paideia prevê 29 mobilidade individuais, ao longo do ciclo de vida do Projeto, distribuídas da seguinte forma, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Europeu da Escola: 18 mobilidades para Equipas de Inovação, para formações internacionais no âmbito do Ensino de Línguas, Ensino Experimental das Ciências e Articulação Inter-ciclos, abertas a todos os professores da Escola; 2 mobilidades para formação em Orientação Pedagógica e Vocacional, atribuídas aos técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação da Escola; 4 mobilidades para formação em Liderança, atribuídas ao Conselho Executivo; e 5 mobilidades para formação em Avaliação, atribuídas à Comissão de Avaliação da Escola.

Relatórios

 

As regras do Programa Erasmus+ prevêem a elaboração de dois relatórios, a submeter à Agência Nacional, para monitorização e avaliação da implementação e execução do Projeto: o Relatório Intercalar, submetido a meio do ciclo de vida do projeto, e o Relatório de Avaliação Final, submetido no fim do ciclo de vida do Projeto que reporta todas as atividades desenvolvidas no período de execução do Projeto. Internamente, o Projeto PAIDEIA prevê a realização de três relatórios de avaliação próprios, destinados a apreciar a situação inicial da Unidade Orgânica, antes da implementação do Projeto, durante e após a execução do mesmo.

bottom of page